sexta-feira, 30 de setembro de 2011

26 DICAS E TRUQUES PARA POUPAR GASOLINA...!


Acredite. A seguinte frase não é um mito: “No poupar é que está o ganho!”.
Os tempos são de crise e o preço do combustível não poupa a carteira dos consumidores. Por isso, saber poupar gasolina não é uma arte intelectual mas uma questão de esperteza. Seja esperto pois de “Grão a Grão enche a galinha ao papo”.
Considere válidos os seguintes passos aqui descritos e verificará, POR MÊS, uma redução significativa nos gastos em combustível. E POR ANO, quanto não poupa?


01. PROMOÇÕES E DESCONTOS - este primeiro ponto é essencial para reduzir significativamente os custos. Os idosos coleccionam cupões e os mais novos também deviam. Procure e utilize os talões de desconto em combustível que oferecem nos supermercados, lojas e internet. Aproveite as épocas promocionais nos postos de combustível. Compare preços.

02. “CONDUÇÃO RELAX” EM ZONAS URBANAS - Evite acelerações agressivas em zonas urbanas. Além de esforçar o motor, gasta os travões e pode dar mau jeito ao pescoço.   Estabeleça um limite máximo de rotação ao dirigir: 3500 giros (a contar com os motores 1.0) são mais que suficientes para agilmente conduzir no trânsito urbano. Pode poupar mais de 30% de combustível.

03. POUPAR NAS AUTOESTRADAS E VIAS RÁPIDAS – Pelo ambiente, pela segurança dos outros, pelo risco das multas e pelo seu bolso, conduza a uma velocidade segura – 100 – 120 km/h. 30 Km/h a mais (150 km/h) gastará em média mais 25% de combustível. Mantenha uma velocidade constante. Se o seu veículo tiver Cruise Control (condução automática para longas distâncias e velocidades constantes), utilize-o.

04. MANUTENÇÃO EM DIA – O veículo consome menos se tiver em condições os Filtros de ar, óleo, bomba de combustível, injecção electrónica regulada e trocas de combustível a cada 10 mil km.

05. PNEUS CALIBRADOS E RODAS ALINHADAS – podem poupar 30% no consumo de combustível com os pneus calibrados. Ficará com o volante mais flexível para as manobras e poupa no desgaste dos pneus.

06. UM “MORTO NA BAGAGEM” – Evite conduzir com excesso de peso no veículo. Isso não quer dizer que só tenha de transportar passageiros magros!  Retire antes, o desnecessário da mala e sem desmontar componentes do carro.

07. HORA DE PONTA – para muitos é uma tarefa difícil evitar as horas de mais trânsito. Mesmo assim, se puder evitar circular em zonas de trânsito congestionado “para, arranca” é uma mais valia. Planeje os seus horários.

08. O MITO DO AR CONDICIONADO E JANELAS ABERTAS – As janelas abertas contribuem para o esforço do motor. Como? O ar que entra no interior do carro aumenta o atrito aerodinâmico – atrasa-o. O ar condicionado continua a ser um mistério. O compressor do ar condicionado puxa força do motor, o que equivale a um maior esforço, gastando mais combustível. Mas mesmo assim, continua a ser relativo quanto ao seu consumo de combustível. Em tempos de calor, Janelas abertas ou ar condicionado? Sem dúvida, ar condicionado: mais conforto, os papeis não voam e não fica com o cabelo puxado para trás. Assim que o ambiente estiver na temperatura satisfatória, desligue. Evite as posições máximas do ar condicionado (poupa 20%) ou estar constantemente a ligar e desligar.

09. EVITAR TAMPAS E BURACOS – Tampas, buracos, lombas e outras irregularidades na estrada. Neste país é um ponto importante a considerar.

10. CUIDADO COM OS CAMINHOS ALTERNATIVOS – Fazer corta mato às vezes não é uma boa ideia. O tempo que pode ganhar para contornar uma avenida pode pagar com o combustível. Pondere o circuito: Lombas, valetas, subidas, semáforos, curvas apertadas, estradas não alcatroadas e todas as circunstâncias que faz o motor abrandar e acelerar frequentemente. Pode poupar até 30% em combustível.

11. TRAÇAR UMA ROTA – “Todos os caminhos vão dar a Roma” mas o mais curto é o mais eficaz. Utilizar o GPS ou o computador a bordo é um meio compensador para escolher os caminhos mais económicos. Se frequentemente passa pela mesma zona, e tem em mente traçados alternativos, pode testar com a velha tecnologia (e ainda bastante eficaz) – o contador de quilómetros e quanto gasta em combustível.

12. MARCHAS – Usar uma 2.ª ou uma 3.ª a 60 Km/h numa estrada plana é um disparate. Uma 5.ª marcha acompanha essa velocidade sem perder potência. Esforçar as marchas é queimar combustível. EVITE.

13. MARCHA ATRÁS – A marcha atrás consume mais gasolina. Por isso, evite manobras desnecessárias ou conduzir pelo retrovisor.

14. MARCHA EM PONTO MORTO – O ponto morto compensa nas longas descidas essencialmente nas autoestradas e vias rápidas.

15. PERCURSOS CURTOS – Evite percursos curtos como tirar o carro da garagem para visitar o vizinho da frente. Fazer esse circuito a pé, poupa no combustível, contribuí para o meio ambiente e melhora a sua saúde.

16. CIRCUITO ORGANIZADO – Se tem de ir à farmácia, padaria, supermercado e insultar a sogra na vinda, trace previamente uma rota organizada mais curta para fazer tudo de uma vez. Poupa combustível, o carro e tempo.

17. MELHOR HORA PARA ABASTECER – A melhor hora para abastecer sãos os momentos mais fresco do dia. Excluindo a madrugada, a melhor altura é quando a gasolina está mais densa – de manhã cedo ou à noite, fim do dia. Este impacto tem resultados significativos no verão, a época com mais calor onde o combustível evapora mais facilmente.

18. CHEGA CHEIO POR FAVOR – Sempre que vá abastecer, ateste sempre o depósito. Se abastecer um pouco de cada vez ficará mais caro: mais deslocações ao posto de combustível, maior evaporação da gasolina a cada abastecimento.

19. “TAMPA” ISSO! – Certifique-se de que a tampa do depósito está bem colocada enroscada no final de cada abastecimento. Se a tampa está danificada procure uma substituta. O “ouro amarelo” evapora facilmente.

20. SEMPRE DESLIGADO – Decore isto: compensa sempre desligar o carro. (repita 3 vezes).  Se espera por alguém ou falar com um amigo, uma ida ao multibanco, nas filas de trânsito, num semáforo demorado, numa passagem de nível, numa passadeira em que o idoso arraste as pernas como um caracol  – compensa sempre desligar o carro. Este procedimento pode ser um hábito económico e um combate à poluição.

21. SABER ESTACIONAR – Deixe de dar voltas e mais voltas para estacionar o veículo mesmo em frente ao local que pretende ir. Mais vale estacionar no primeiro lugar que surgir, do que gastar combustível na procura de um lugar melhor, esgotar a paciência e asneirar aos carros que ocuparam 2 lugares de estacionamento. Tenha a agilidade para fazer a manobra de estacionamento à primeira e a esperteza de colocar a viatura pronta a evitar mais manobras.

22. ESTACIONAR À SOMBRA DA BANANEIRA – Procure sempre uma sombra, se pretende estacionar o carro ao ar livre. O calor favorece a evaporação da gasolina quer na época de verão ou inverno. Se o carro ficou a torrar ao sol durante o dia de verão, procure não abastecer o carro. Espere pela frescura da noite, ou melhor, pelo café da manhã. Estacionar à sombra evita que use o ar condicionado. Sem as bananeiras para fazer a sombra, procure deixar o veículo virado na direcção oposta ao sol.

23. GARAGEM E TOLDOS – Deixar os carros na garagem ou cobertos com toldos, pode contribuir para o aquecimento do depósito evaporando o combustível.

24. BOLEIAS – As boleias são uma opção muito rentável para as carteiras dos dependentes de combustível. Não corra o perigo de pedir boleia nas ruas. Arrisque antes, combinar boleias com os seus colegas e amigos que fazem o mesmo percurso. Façam um acordo, levando um carro semanalmente e à vez.

25. TROCAR DE AUTOMÓVEL – Faça uma análise: Quanto depende do seu carro? Que percursos faz semanalmente? Quanto consume em combustível? Soluções: troque por um híbrido; Troque por um a gasóleo; venda o velho e compre um novo automóvel; mude para GPL; compre uma scooter. porque não? Troque o carro por um passe de transportes públicos.

26. VEÍCULOS A ÁGUA – A seguinte solução é 99% económica. Use um veículo chamado – pernas. Consome água, não é poluente, exercita o corpo, dá saúde e revitaliza a mente. Se prefere uma máquina mais tecnologia mais avançada compre uma bicicleta. Mas essa já vocês conhecem!

Sem comentários:

Enviar um comentário