quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como superar...

Não tenho o hábito de prestar atenção a textos/livros de auto-ajuda, mas gostava de partilhar um texto que encontrei há muito tempo atrás sobre como superar das relações e o que fazer (num sentido mesmo prático).

Não tenho qualquer problema em afirmar que, em determinados momentos - os menos bons como parece óbvio -, funcionou como uma constante e um purificador... Estranhamente, às vezes como um martelo pneumático na minha cabeça que teimava em dizer: "Não sejas idiota... Segue um novo caminho!".

Estas coisas têm a importância que lhes dermos! Mas gosto de pensar que no meio de imensa gente, há-de haver alguém que diz não ligar e nenhuma e acaba por ler... Como eu...!

PS: Peço desde já desculpa, pelo brasileiro puxado... Mas o (des)acordo ortográfico ainda não era uma preocupação minha... Agora é uma obrigação desmotivante!



COMO SUPERAR O FIM DE UMA RELAÇÃO
Por "V", a 13 de Janeiro de 2010. Eu já me deparei com diversas situações traumáticas na esfera de relacionamentos amorosos.Já arrancaram meu coração diversas vezes, já sofri um bocado mesmo.Nesses anos de relacionamentos mal sucedidos eu, chafurdando na dor acabei aprendendo certas coisas que REALMENTE ajudam, e outras que atrapalham.Vou compartilhar minha opinião. De forma directa e prática.
1. O QUE FUNCIONA?
1.1. Cortar completamente o contacto com sua exAtitude básica, mas que é dificilmente alcançada em plenitude. É difícil porque nosso cérebro não quer abandonar, ainda a encaramos como uma fonte de emoções e a buscamos inconscientemente.Cortar QUALQUER fonte ajudará a matar essas emoções de fome. Isso mesmo, de fome! Fotos, gravações, presentes, cartas, MSN, visitas no Orkut. Ela deve desaparecer! Os primeiros 3-5 dias vão ser difíceis e propícios a recaídas. Mas se você superá-los vai redescobrir uma força interior e um equilíbrio há tempos perdido.
1.2. Parar de se masturbar e concentrar sua energia em actividades físicas e intelectuais.Essa mata dois com uma só cajadada! Parar de se masturbar vai te fazer controlar sua libido, o que por consequência é uma das fontes da paixão romântica e do descontrole emocional. Nos primeiros dias é difícil, mas logo você encontrará benefícios monumentais, eu garanto!E usar sua energia em actividades físicas e intelectuais te fornecerá saúde, estética e conhecimento. O que aos poucos vão embaçar e reconstruir sua nova auto-estima, de um homem mais inteligente, centrado e boa pinta.
1.3. Meditação ou alguma prática que envolva sua atenção por completo no momento e na acção.Eu pessoalmente pratico meditação zen. No começo tive certas ressalvas, achava que não funcionaria que era balela de bicho-grilo-zen. Mas resolvi tentar. E como eu definiria tal prática? Definiria como um excelente Catalisador de evolução pessoal em todos os aspectos. A meditação põe ordem no chiqueiro que chamamos de mente.Ela racionaliza e enxerga emoções, pensamentos, conceitos errados, motivos e etc. Acelera absurdamente o processo de recuperação emocional te fazendo entender o que antes era incompreensível, te dando explicações para comportamentos destrutivos, além de insights tremendos. Ok, alguns tem problema em tentar.Então eu sugiro que encontrem alguma actividade imensamente motivadora que enquanto feita tire toda e qualquer noção de presente e futuro, os deixem imersos completamente no momento e na acção, seja lá o que for.
1.4. Criar novos hábitos, actividades, hobbies, amigos e etc.Com sua mente serena, seu corpo sendo moldado a ferro, seu intelecto sendo alimentado com cultura e sua ex LONGE de sua vida é imprescindível que você crie novas conexões e hábitos que moldem uma vida imensamente melhor do que a tóxica e destrutiva dependência que você vivia anteriormente.Comece a procurar o que realmente gosta, passe a sair de novo, olhar as coisas como elas realmente são, novas garotas, novos amigos com interesses parecidos.É um pouco como naquele filme do Jim Carrey, Sim Senhor! Onde o protagonista passa a ocupar seu tempo com diversas actividades inéditas, sem ter preconceito com nada e quando se vê, está vivendo uma vida feliz e produtiva. Claro que Hollywood romantiza, mas faz-se necessário na vida real criar novas pontes para sua vida.

2. O QUE ATRAPALHA?
2.1. Insistir em procurar sua exSeja bisbilhotando fotos, Orkut ou até mesmo por telefone ou pessoalmente. Transgredir a regra do NÃO-CONTATO fará com que você continue alimentando a presença dela em sua mente, que nesse momento funciona como uma droga.Eu não ligo para qualquer que seja a satisfação momentânea que você possa obter isso vai te enfiar num ciclo de distúrbios psicológicos e episódios de intensa dor emocional.
2.2. Se masturbar feito um animal, sair exageradamente pelas baladas, enchendo a cara, ocultando a própria dor e NÃO se focando em aprimoramentos físico-intelectuais.É dar um tiro no próprio pé. Se der vazão aos seus impulsos onanistas você só conseguirá depender mais e mais disso. A paixão pela sua ex permanecerá te comendo vivo, você relembrará dentre várias punhet@s, a vez em que ela vestiu lingerie sexy e fez outras coisas de maneira espectacular, e ficará vivenciando esses momentos sem previsão de fim. Sofrendo e desejando a cada vez.Adoptar uma postura de baladeiro e simultaneamente NÃO investir correctamente no seu resgate físico-intelectual-emocional resultará numa euforia temporária, superficial e logo você se verá sem trunfos dessa batalha emocional onde poderia ter erguido algumas vitórias pessoais. Sentir-se-á superficial e dispensável.
2.3. Manter a mente distraída e não procurar entender os seus processos mentais.Nem preciso comentar muito esse. Mentes preguiçosas e que insistem em permanecer na zona de conforto merecem mais é arcar com as consequências.
2.4. Manter a mesma merda de vida de antes, mofando no MSN, fazendo as mesmas porcarias e se destruindo aos poucos.Com sua mente serena, seu corpo moldado a ferro, seu intelecto sendo alimentado com cultura e sua ex LONGE de sua vida o senhor vai realmente desperdiçar tamanho potencial mantendo-se na mesma merda de chiqueiro que você vivia quando estava enfiado naquele inferno mental? Óbvio que não estou lhe pedindo para abandonar o emprego e os velhos amigos, Mas essa é tua hora de voar meu amigo! Pense no que sempre quis fazer, mas tinha seu antigo compromisso como empecilho! Se você mantiver essa bunda sentada no sofá, sem inovações o risco de cair em desgraça novamente é grande! Seu cérebro necessita de novos estímulos.

3. CONCLUINDO…Bem, são esses exemplos práticos do que aprendi a respeito de lidar com o fim de um relacionamento através de diversas experiências. E eu francamente afirmo que a experiência própria é imbatível. Espero do fundo do meu coração que tais palavras possam trazer alguma ajuda ou conforto a vocês amigos.
Aguardo comentários e a adição de mais ideias.Lembrem-se, usem a oportunidade do fim de um relacionamento pra emergirem um homem 2 a 3x maior e mais soberano do que jamais foram.

Sem comentários:

Enviar um comentário