segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Amor é como a mineração de diamantes!

Nós todos conhecemos pessoas que têm expectativas muito realistas dos relacionamentos. Tantos românticos acreditam que o amor é a solução para os problemas da vida. Muitas pessoas confundem desejo com amor, uma e outra vez. Há pessoas que mudam de amantes, muitas vezes, porque elas crescem na excitação dos estágios iniciais do Amor. Estes são apenas alguns dos exemplos mais exagerados que vêm à mente. Muitos de nós temos as nossas próprias expectativas, algumas erradas, sobre o Amor. Essas expectativas podem definir-se como a decepção no caminho. O que acreditamos sobre os relacionamentos afecta as nossas atitudes nos nossos relacionamentos. Se as nossas  expectativas não são realistas, seremos inevitavelmente decepcionado com os nossos parceiros. Muitas pessoas entram em relacionamentos com a expectativa de que, se encontrarem a pessoa certa, a relação não terá nenhum trabalho ou esforço. Essa é uma expectativa totalmente irrealista. Amor dá um monte de trabalho! - in: http://www.enotalone.com/article/1057.html
Floreados à parte, o romântismo descrito das Cantigas de Amor clássicas, à moda do Pêro Vaz de Camina, já eram! A crença no platonismo amoroso como uma solução final é para românticos irrealistas e ingénuos!
Acredito em relações duradouras, mas apenas porque essas foram bem trabalhadas por ambos os parceiros, seja o trabalho na abordagem a discussões importantes - o tipo de abordagem também conta -, seja na solução dessas mesmas discussões.
O importante, na minha opinião, é não deixar azedar. Não deixar que algo simples de resolver, seja somado a algo mais complexo e que crie uma bola de neve, que mais cedo ou mais tarde, arrastará tudo no seu caminho... Até o Amor entre ambos!
Ainda assim, existe um pressuposto que me parece fundamental na hora do "paleio" que é a capacidade de chegar a um consenso, mesmo que na nossa cabeça a solução possa parecer estúpida, pouco prática e nada à nossa própria imagem! Desde que não seja apenas a solução de um, é sempre determinante tentar encontrar um cenário comum... A bem da preservação da relação!

Tal como a mineração dos diamantes o Amor é um processo moroso e muito sensível. Tem de ser feito com empenho, dedicação e paixão. O processo de aquisição de diamantes, tal como o início de uma relação exige pesquisa, observação e captação. Cumprida essa fase, exige cuidados de conservação e análise para uma posterior lapidação.
A lapidação nas relações, é aquela fase em que considero ser necessário ver o futuro da relação, em que pé se encontra e se um destino conjunto é viável. Esta fase ocorre em todas as relações, mesmo de forma inesperada e inconsciente. Nem sei se deve ser induzida, sob o risco de não ocorrer posterior ruptura!?

Dito isto até parece que acredito que uma relação é algo objectivo e que um plano resolve tudo...! Mas nada mais longe da verdade meu caros!
Estabelecer e manter uma relação é algo demasiado importante para ser deixado ao acaso ou mesmo nas mãos da objectividade. Deve ser algo genuíno, amável e descontraído! Algumas relações para algumas pessoas são mais valiosas que diamantes!

Não quero entrar em grandes emanações... Quero apenas dizer-vos que para mim existem três coisas que considero fundamentais numa relação:
  1. Cada um dos parceiros tem de ter o seu próprio espaço para as suas reflexões, pensamentos e actividades;
  2. O sexo ou fazer amor, como alguns preferem dizer - que para mim não querem dizer a mesma coisa -, é fundamental para a manutenção da relação e resolve imensos problemas;
  3. Conviver de forma espontânea e frequente com outras pessoas ajuda a manter a sanidade relacional.

PS.: Acreditem no que escrevi porque falo por experiência própria!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário